O que são hortaliças e por que consumi-lás ?

                As hortaliças são um conjunto de plantas alimentares que detém de um alto valor nutricional, pequeno porte e rápido crescimento. O consumo diário das hortaliças oferece uma fonte rica em vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes, por isso trazem um grande benefício a saúde. Por conta das vitaminas e sais minerais serem facilmente eliminados do organismo depois se serem aproveitados, surgi daí uma necessidade da ingestão diária das hortaliças para conseguir suprir tal deficiência.

                Quando consumidos em pequenas quantidades diárias ou semanais algumas consequências podem aparecer devido a carência nutricional. Fragilizando o corpo e tornando-o adepto a doenças, desse modo, o consumo diário pode ser uma ferramenta para proteger e remediar possíveis doenças degenerativas, além de favorecera disposição e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares ou diabetes.

                Segundo a OMS a recomendação diária é de 400 gramas de frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana. Porém, no Brasil, segundo estudos, o brasileiro consome por dia em média de 140 gramas, ficando atrás de países menos desenvolvidos da Ásia e América latina. Vários aspectos estão relacionados a esse baixo consumo, sendo eles econômicos – poder de compra –, sociais – facilidade de acesso, escolaridade, conhecimento sobre nutrição – e culturais – costume, região entre outros.

Qual a melhor forma de consumir as hortaliças?

                Para aproveitar de melhor forma os nutrientes contidos nas hortaliças o melhor de jeito de consumi-los é no modo cru, pois o cozimento dos mesmos pode acarretar perda dos nutrientes, bem como, não ocasionar todos os benefícios esperados. Tome conhecimento de como preparar os alimentos para não perder suas vitaminas, minerais e fibras. Se preferir os alimentos cozidos, faça refogados, mas atente-se a temperatura, ou também, pode fazer no vapor vai ter perdas só que bem menores do que direto na água.

Consumir hortaliças tem uma grande importância para você, mas também para muitas pessoas, por quê?

                A produção de verduras e legumes gera um grande efeito multiplicador na economia, pois gera uma quantidade elevada de empregos no país. Estima-se que três a seis empregos diretos e também indiretos por hectare são gerados na cadeia produtiva das hortaliças. Deste modo, tanto a agricultura familiar se beneficia do aumento do consumo, bem como, o restante da cadeia produtiva, tais como: fornecedores de insumos, comercialização entre outros.

Referências:

– Hortaliças em Revista. Distrito Federal: Embrapa Hortaliças, ano I, n. 2, Mar./Abr. 2012.
– Hortas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Gilmar Paulo Henz, Flávia Aparecida de Alcântara. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2009.

FALE CONOSCO

NOSSA LOCALIZAÇÃO

© 2020 – Márcio Nakati – Todos os direitos reservados ©